quarta-feira, 11 de abril de 2012

Caixa corta juros e beneficia 25 milhões de pessoas

Brasília – A Caixa Economica Federal anunciou nesta segunda-feira um programa de corte nas taxas de juros de cheque especial, cartão de crédito e consignado. O objetivo é aumentar a base de clientes e ter a terceira maior carteira de crédito do país até o final do ano e 14% de market share.
Medida vai forçar bancos privados a fazerem o mesmo
Os cortes abrangem produtos voltados para pessoas físicas, micro, pequenas e médias empresas. “A tendência é de juros mais baixos no futuro, então estamos nos reposicionando para enfrentar esse futuro”, afirma Jorge Hereda, o presidente da Caixa, que negou haver motivos políticos ou populistas por trás das medidas anunciadas. “Não é uma atitude impensada ou populista. Não vamos operar uma carteira com prejuízo. Estamos trabalhando dentro da margem líquida, reprecificamos os produtos e estamos passando parte dessa margem para os nossos clientes”, ressalta.
Os maiores cortes foram registrados nos juros do cheque especial e do cartão de crédito. No primeiro caso, a taxa para os clientes com conta salário cairá de 8,18% ao mês para 3,50% ao mês. Já os demais clientes pagarão juros máximos de 4,27% ao mês, e, em alguns casos, a taxa pode alcançar 1,35% ao mês. Os cortes são retroativos a 2 de abril. As condições se aplicam para antigos e novos clientes, de acordo com a Caixa. Cerca de 25 milhões de pessoas devem ser beneficiadas
A instituição informou ainda que todas as faixas de cartões de crédito terão juros de apenas um dígito ao mês a partir de abril. A taxa mínima será de 2,85% ao mês, no caso do Cartão Azul Caixa, um produto novo lançado nesta segunda-feira para clientes que recebem salário no banco. Já os três cartões de crédito mais utilizados por clientes da instituição – Nacional, Internacional e Gold – terão taxas que variam de 7,70% a 9,47%, frente à média de 13,78% praticada pelo mercado.
“As medidas não são só para os vips. Todo mundo vai ter acesso a esses benefícios. Vamos ajudar a população com nível alto de endividamento a alongar suas dívidas e fazê-las caber no orçamento”, diz Hereda.
Os cortes abrangem ainda os juros no Crédito Direto Caixa, cujas taxas variam de 2,47% a 3,88%, e o consignado, com taxa mínima de 0,84% para os pensionistas do INSS, com prazo de um a seis meses. Outro dois produtos para pessoa física incluídos no pacote são antecipação do Imposto de Renda e Financiamento de Veículo. Mas a grande vedete da Caixa, o crédito imobiliário, responsável por 60% da carteira de crédito da insituição, não entra no pacote.
“Já trabalhamos com margens muito pequenas no crédito imobiliário. Temos estudos para taxas menores no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ nas faixas 2 e 3″, explica Hereda.
O anúncio de redução de juros da Caixa, que já era esperado, acontece uma semana após o Banco do Brasil tomar medidas de redução de juros semelhantes.
Fonte: IG

Nenhum comentário:

CGU e TCE/MA emitem Recomendação para devolução de Auxílio Emergencial recebido por servidores municipais

Os servidores municipais que receberam indevidamente o Auxilio Emergencial terão que realizar a devolução dos valores A Controladoria Geral ...