sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

CGU e TCE/MA emitem Recomendação para devolução de Auxílio Emergencial recebido por servidores municipais

Os servidores municipais que receberam indevidamente o Auxilio Emergencial terão que realizar a devolução dos valores


A Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão emitiram Nota Técnica Conjunta nº 1361/2020/CGU-MA/TCE-MA aos municípios e ao Estado do Maranhão com orientações para que os entes realizem medidas que incentivem seus servidores a devolver os valores recebidos indevidamente de Auxílio Emergencial.

Pelos critérios da Lei Federal nº 13.982/2020, nenhum servidor, independentemente da situação jurídica, tem direito de receber tal Auxílio Emergencial.

Cientificada dessas informações, a Prefeitura de Imperatriz iniciou as notificações de 144 servidores municipais que receberam indevidamente o Auxílio Emergencial a comparecerem à Sede da Prefeitura com data e horário marcado (cumprindo critérios sanitários por conta da pandemia) para receberem orientações de como realizar o procedimento de devolução.

Sob coordenação da Controladoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Administração e Modernização, os trabalhos iniciarão no dia 07/12 (segunda-feira), seguindo até dia 15/12 (terça-feira).

O Controlador Geral do Município, Davi Antonio Cardoso esclarece que os servidores, após notificados, deverão comparecer para serem orientados a realizarem de maneira espontânea as devoluções dos valores e que os casos de recusa ou não comparecimento, estão sujeitos a medidas mais severas, conforme legislação pertinente ao caso.

“Está sendo preparado um ambiente para recebermos e orientarmos os servidores sobre como proceder as devoluções e – caso a caso – tomaremos as medidas adequadas tanto visando aglomeração, como para os casos de devolução espontânea, recusa, não comparecimento ou outros. Importante que cada servidor notificado compareça no local, data e horário marcado para darmos toda segurança, privacidade e orientações adequadas” informa.

O resultado final desse trabalho será enviado aos órgãos de controle externo que, pelos critérios legais, tomarão as medidas cabíveis.


Fonte: http://www.imperatriz.ma.gov.br/

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

PROGRAMA GRADAGEM DE SOLO VAI BENEFICIAR 205 PRODUTORES RURAIS ESTE ANO

 Esse ano serão preparados mais de 200 hectares para o plantio com auxílio da Prefeitura


A solicitação para receber os serviços das máquinas é feiro por meio das associações de moradores nas comunidades, por intermédio da apresentação de ofício.

Em apoio aos produtores rurais e a agricultura familiar, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção, SEAAP, realiza o Programa Gradagem de Solo 2020, beneficiando 205 agricultores da zona rural de Imperatriz. A iniciativa do Município cede maquinário e operadores dos veículos para auxiliar no preparo da terra para o plantio. Esse ano serão gradados mais de 200 hectares de solo por meio desse suporte da Prefeitura de Imperatriz.

De acordo com o secretário da SEAAP, Valdir Torres, tudo é planejado com base no cronograma de produção dos agricultores. O principal benefício que o programa traz é a redução drástica de custos para o produtor. “O aluguel da hora de uma máquina como essa tem uma média de valor na casa dos R$ 200. Então o custo é alto para o pequeno agricultor, já que o preparo do solo se estende por dias nas comunidades”, declara.

A solicitação para receber os serviços das máquinas é feito por meio das associações de moradores nas comunidades, por intermédio da apresentação de ofício. “Se não houvesse esse apoio do município, o trabalho do agricultor seria manual e lento. A gradagem mecanizada melhora a qualidade do cultivo e amplia o tamanho de aproveitamento da área”, completa o secretário.

O apoio na agricultura da região se desdobra do início ao fim do trabalho. Prefeitura possui convênios que barateiam a análise do solo, disponibiliza técnicos especializados, máquinas de preparo do solo e também para bater grãos. Além disso, oferece equipamentos e veículos para transportar a produção e até mesmo executa programas que compram produtos diretamente do agricultor, como é caso do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA.


Fontehttp://www.imperatriz.ma.gov.br

 

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

REUNIÃO DISCUTE SOBRE REMANEJAMENTOS DE "PANELEIROS" DAS 4 BOCAS PARA O PANELÓDROMO

COMPLEXO GASTRONÔMICO

PANELÓDROMO FICA LOCALIZADO POR TRÁS DO TERMINAL DA INTEGRAÇÃO, NA RUA TIRADENTES, ENTRE AS RUAS BENJAMIN CONSTANTE E MAGALHÃES DE ALMEIDA, CENTRO.

 

A Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias de Planejamento Urbano, SEPLU; Governo e Projetos Estratégicos, SEGOV, reuniu-se na manhã desta terça-feira, 24, com vendedores de comidas típicas das Quatro Bocas, conhecidos paneleiros e do antigo Camelódromo, na Praça Tiradentes. A reunião aconteceu no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, Rua Rafael de Almeida Ribeiro, 600, São Salvador.

Foto: Léo Costa


De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Fidélis Uchôa, “um dos principais objetivos do encontro foi sobre o processo de remanejamento de todos os vendedores de panelada das Quatro Bocas para o Panelódromo de Imperatriz. Outro assunto foi relacionado a locação das pessoas que trabalhavam com a venda de comida e lanche nos espaços onde foi construído o Panelódromo e onde está sendo erguido o Shopping da Cidade”.

O titular da SEPLU acrescentou ainda que todos os trabalhadores serão contemplados. “A garantia do prefeito Assis Ramos é que além daqueles que atuam nas Quatro Bocas, com vagas garantidas no Panelódromo, os que trabalhavam na Praça Tiradentes serão locados na Praça de Alimentação do Shopping da Cidade, assim que o mesmo for inaugurado”, informou Fidélis Uchôa.

Foto: Léo Costa

Na reunião, a presidente da Associação dos Paneleiros das Quatro Bocas, Lucileia de Sousa Gomes, solicitou do Poder Público Municipal um prazo para que sejam remanejados do local onde estão trabalhando para o Complexo Gastronômico da Culinária Popular de Imperatriz, o Panelódromo.

“Este prazo é muito importante por que vamos trabalhar em cima dele, aonde todos os vendedores vão informando seus clientes. Outro ponto de suma importância foi em relação a divulgação do Panelódromo na mídia e das apresentações culturais. Isso vai ser muito bom por que vai amparar todo mundo”, disse Lucileia de Sousa.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Eduardo Soares Sousa, a Prefeitura de Imperatriz irá realizar um trabalho de divulgação na mídia do Panelódromo e do Shopping da Cidade.

“Já foi feito o ordenamento para a publicidade. Não foi feito antes justamente por conta das eleições, onde era proibido por lei. Como o Panelódromo foi inaugurado no período eleitoral, a gente não podia dá publicidade, conforme a Legislação. Agora sim, passadas as eleições, vamos focar na divulgação do nosso Panelódromo e do Shopping da Cidade, que em breve será inaugurado”, destacou Eduardo Soares.

Foto: Léo Costa

O Panelódromo fica localizado por trás do Terminal da Integração, na Rua Tiradentes, entre as Ruas Benjamin Constant e Magalhães de Almeida, Centro. O espaço conta com 42 boxes, 5 metros quadrados cada um, iluminação pública, estacionamento, conjunto de banheiros sanitários, instalações hidro-sanitárias, abastecimento de água potável e uma praça de convivência ao ar livre.

O Shopping da Cidade, antigo Camelódromo, está sendo construído ao lado do Terminal de Integração e do Panelódromo, em uma área de 4.525,64 mil metros quadrados, com área edificada de 2.911,70 metros quadrados. O empreendimento vai contar com 275 boxes, Praça de Alimentação, estacionamento com capacidade para carros, motos, bicicletas, vagas especiais e ponto de táxi.

Fonte: www.imperatriz.ma.gov.br

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Assis Ramos é reeleito prefeito de Imperatriz

Com uma votação acirrada entre o atual prefeito Assis Ramos (DEM) Marco Aurélio (PCdoB), desde o início da totalização de votos da eleição deste domingo (15), Assis teve 34.253 votos (26,04%), contra 32.853 (24,97%), do segundo colocado comunista.

A diferença de votos foi apenas de 1.400 votos, que deram a reeleição a Assis.

Uma grande vitória do prefeito Assis Ramos que foi agredido e atacado de todas as formas por adversários, não revidou ataques e se consagrou vencedor nas eleições de2020.

Assis Ramos (DEM), é o segundo prefeito na história da cidade a ser reeleito. O primeiro a ser reeleito foi Sebastião Madeira (PSDB), que ficou na terceira colocação com 21.396 votos (16,26%).

Ponte de concreto começa a ser construída na Rua 1º de Maio na Boca da Mata

Construção da ponte metálica e concreto da Rua 1º de Maio, Boca da Mata, começou nesta terça-feira, 17. Objetivo é substituir a antiga estrutura de madeira que estava danificada e sem condições de acesso de veículos com segurança no bairro. Obra é realizada com recursos do Tesouro Municipal.

Esse é o maior programa de construção de pontes de concreto em andamento em Imperatriz. A meta do governo Assis Ramos é substituir, em pouco tempo, todas as pontes de madeira dos bairros, visando garantir mobilidade, segurança e conforto à população.

“Previsão é que essa ponte tenha mais de 8 metros de extensão, garantindo acessibilidade à comunidade que estava parcialmente isolada”, informa o encarregado de obras da Sinfra, Zairo César, ao destacar que a utilização de estruturas metálicas e concreto agiliza a construção das novas pontes nos bairros de Imperatriz.






Segundo ele, a obra da Rua 1º de Maio soma-se a 16ª ponte de concreto construída pela gestão Assis. Ele lembra ainda que está em fase de conclusão a ponte da Avenida Liberdade, que substitui antigos bueiros, na Vila Ipiranga.

O secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho, que acompanha o andamento das obras nos bairros, ressalta a importância da substituição das pontes de madeira por concreto, executada pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra.

Fonte: http://www.noticiadafoto.com.br/

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

MILAGRE: FILHO COM COVID-19 RECEBE ALTA APÓS PAI PEDALAR POR 48 DIAS PARA ORAR NO HOSPITAL!


Aos 54 anos, o servidor público Jairo Justino está celebrando a alta hospitalar do filho depois de 48 dias de uma rotina de  pela sua plena recuperação na luta contra o coronavírus. Justino ficou conhecido por pedalar 13 km por dia para orar por Daniel Justino, de 27 anos, que estava internado.

Depois de fazer orações em casa, o servidor passou a pedalar diariamente para ficar mais próximo do filho. Ao chegar em frente ao prédio da unidade de saúde, Justino estendia suas mãos, fechava os olhos e orava com todo o seu coração pela recuperação do filho, depois retorna para casa completando 13,4 quilômetros de pedaladas diárias, durante 48 dias.

Agora, depois de muita oração, o pai se emocionou ao receber seu filho no corredor do Hospital Santa Ignês, quando estava sendo levado para a ambulância que o deixaria em casa. O jovem chegou a ficar intubado durante 30 dias, já que teve o sistema respiratório comprometido pela covid-19. “Tudo bem graças a Deus. Deus é bom”, disse o jovem ainda debilitado.

Segundo a EPTV, o clamor em favor de Daniel não foi exclusivo de Jairo, mas sua mãe, Nívea Pereira dos Santos, também orava pelo filho enquanto esperava pela alta. “Deus foi muito generoso com a gente, devolveu meu filho. Hoje estou muito feliz”, disse Nívea.

Do Gospel Prime


quarta-feira, 23 de setembro de 2020

SAÚDE PODE INCLUIR NO SUS DROGAS À BASE DE CANABIDIOL


O Ministério da Saúde informou ao Estadão que estuda a inclusão de dois medicamentos à base de canabidiol no Sistema Único de Saúde (SUS). A distribuição gratuita na rede depende de aval da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). A avaliação deve ser feita até dezembro.

Hoje a busca por remédios com canabidiol é uma das principais demandas que levam à judicialização no País. Um grupo de 29 senadores manifestou apoio expresso à distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol, um dos derivados da maconha, no SUS. O movimento formaliza o alinhamento a um estudo em andamento e patrocinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O primeiro medicamento - registrado comercialmente como Mevatyl - é à base de canabidiol e analisado para tratamento sintomático da espasticidade moderada a grave relacionada à esclerose múltipla, de acordo com a pasta. "Essa demanda já esteve em pauta na 89.ª reunião da Conitec, em agosto. A recomendação inicial do plenário foi desfavorável à incorporação e, agora, a demanda segue para consulta pública. A previsão é de que o tema seja pautado na 93ª Reunião da Comissão - que ocorrerá em 4 e 5 de novembro.

O segundo medicamento, um fitoterápico com nome comercial Canabidiol Prati-Donaduzzi, "está em fase inicial de avaliação", de acordo com nota na pasta. A previsão do ministério é de que o tema passe pela primeira avaliação na comissão nos dias 1.º e 2 de dezembro.

Só em dezembro do ano passado a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou a regulamentação do registro e da venda de medicamentos à base de cannabis (maconha) em farmácias e drogarias no Brasil. A diretoria da agência decidiu vetar, porém, o plantio da erva em território nacional para fins científicos e medicinais.

Em abril, houve o primeiro registro pela Anvisa. Trata-se de um fitofármaco que possui canabidiol e concentração inferior a 0,2% de THC, substância com efeitos psicotrópicos. O produto pode ser vendido nas farmácias, desde que haja prescrição médica. A Anvisa afirma que o fármaco será usado para casos em que não haja alternativa terapêutica, mas não especificou quais doenças seriam beneficiadas.

 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Ilson Mateus: de garimpeiro e dono de mercearia a 9º mais rico do Brasil

Ilson Mateus (Dono do Grupo Mateus)

De garimpeiro e dono de mercearia que vendia cachaça a proprietário de um império varejista e de uma fortuna estimada em R$ 20 bilhões. Essa é a trajetória de Ilson Mateus, dono do Grupo Mateus. Apesar de pouco conhecido em São Paulo, ele encabeça um dos maiores conglomerados do Norte e Nordeste do país e é o nono mais rico do Brasil, segundo a revista Forbes Brasil, à frente do dono da Havan, Luciano Hang, que computa R$ 18,72 bilhões. 

O maranhense de 57 anos começou a carreira ainda na adolescência, tentando a sorte como garimpeiro em Serra Pelada (PA), nos anos 1970. Em 1986, abriu sua primeira mercearia, aproveitando o bom de crescimento da cidade de Balsas, no Maranhão. O principal produto era a cachaça.

O empresário percebeu a necessidade dos consumidores e resolveu investir na "importação" de outros itens vindos de Imperatriz (MA). Com isso, conseguiu fidelizar clientes, e a mercearia virou um supermercado, que foi se expandindo pela região.

Mesmo com o império consolidado, Mateus não abandonou as lojas de bairro, e ampliou a rede, com atacarejos, hipermercados, lojas de eletrônicos e centros de distribuição. Hoje, o grupo tem 137 lojas físicas, presentes em mais de 50 cidades no Pará, Maranhão e Piauí, com marcas como Mix Atacarejo, Camiño e Eletro Mateus.

R$ 10 BI DE FATURAMENTO.

Ilson Mateus é presidente e maior acionista da companhia, que teve faturamento de R$ 9,9 bilhões e lucro líquido de R$ 388 milhões em 2019.

NOVO SÓCIO

Há nove anos, o grupo tem outro acionista. A família Duarte Assis engloba 30% da empresa, sendo Estavam Duarte o representante. Ele também está na lista da Forbes como um dos bilionários de 2020, com uma fortuna de R$ 1,3 bilhão, na 212ª posição do ranking.

ENTRADA NA BOLSA DE VALORES

Em outubro, o Grupo Mateus fará Oferta Pública Inicial (IPO) de ações, com até R$ 6,25 bilhões, segundo documento regulatório.

O valor de cada ação foi estipulado entre R$ 8,97 e R$ 11,66, mas o preço final só será definido no dia 8 de outubro.

fonte: uol.com

Cliente baixa renda receberá um Selo na Conta de Energia

 Os novos selos informam sobre a situação do cadastro do cliente na tarifa social  



Com o grande número de famílias cadastradas como baixa renda, que possuem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, algumas acabam perdendo este benefício devido à falta de informação e prazos de recadastramento necessários. E foi pensando em alertas a essas famílias, que a Equatorial Maranhão decidiu inserir na própria conta de energia, selos impressos na fatura que sinalizam a situação dos clientes em relação ao seu cadastro.    

Conforme explica a Gerente de Relacionamento com o Cliente Francila Soares, “o objetivo dos novos selos é ampliar e tornar mais clara a comunicação com os clientes Baixa Renda para três tipos de situações comuns em relação ao seu benefício: quando o beneficiário está com seu NIS- Número da Identificação Social cadastrado e ativo, quando o vencimento de seu NIS está próximo e o alerta sobre a perda do benefício. Uma das vantagens que os selos oferecem é para que o beneficiário não perca o subsídio da Tarifa Social de Energia Elétrica, garantido pelo Governo Federal”, destaca Francila.   



Ficar atento à sua situação cadastral em relação a esta tarifa é fundamental para as famílias de baixa renda não perderem o benefício, checando sempre os avisos que constam na conta de energia. Foi o caso da cliente Maria de Ribamar Sousa, moradora do bairro Maracanã em São Luís, que graças ao selo de alerta em sua conta foi possível identificar que seu NIS estava vencido. “Na verdade, foi minha filha que descobriu, quando a conta de energia chegou e ela olhou e mandou pra mim. Imediatamente, eu fui logo no CRAS fazer o recadastro do meu cartão. No aviso dizia para eu fazer o recadastramento do meu NIS, e que poderia perder o benefício, e foi muito importante porque se não fosse essa conta de luz com o selo eu não teria descoberto que tinha que fazer o recadastro, e ia acabar perdendo o desconto na conta”, enfatizou a cliente.  

Atualmente mais de 1,5 milhões de famílias maranhenses são beneficiárias em potencial do Tarifa Social. Destas, 552 mil estão com cadastro inválido; 192 mil estão com cadastro desatualizado há mais de 2 anos; 150 mil correm o risco de perder o benefício ainda em 2020; e 360 mil famílias encontram-se dentro da linha de consumo para benefício do programa. E apesar do avanço, os números de beneficiados pelo Programa Tarifa Social e de cadastros atualizados ainda podem aumentar.   

Destaca-se que a Equatorial Maranhão é a primeira Concessionária a realizar campanha na fatura de energia, com informativo de selos, para os clientes Baixa Renda. Com o objetivo de tornar mais clara a comunicação com os clientes e facilitando a observância dos prazos para evitar a perda do benefício. Informando: o cadastro do beneficiário, vencimento do NIS e a perda do benefício, conforme quadro.



Fonte: asmoimp

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Ministro da Infraestrutura assina ordem de serviço para obras de duplicação na BR-135/MA e na Travessia Urbana de Imperatriz

Técnicos do DNIT já se mobilizam para o início das obras, que já começam nesta segunda-feira (3)
 
3107MA.jpeg

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, assinou nesta sexta-feira (31) ordens de serviço para início imediato de duas obras no Maranhão: a duplicação de um subtrecho de 18 km da BR-135/MA e a Travessia Urbana de Imperatriz. Serão investidos R$ 80 milhões nas melhorias. Elas deverão ser concluídas até dezembro deste ano.

“É importante ressaltar o trabalho dos parlamentares do Maranhão, que foi a bancada do Brasil que mais aportou recursos de suas emendas para as obras de infraestrutura do estado. Foram R$ 106 milhões em emendas, que ajudaram o Governo Federal a iniciar essas obras e concluir outras”, declarou o ministro.

As obras de duplicação da BR 135/MA serão no subtrecho entre as cidades de Bacabeira e Miranda do Norte (km 51 ao km 127). Elas vão dar maior segurança no trânsito e minimizar o número de acidentes em um segmento com alto volume de tráfego, proporcionando melhores condições para o transporte de serviços e produtos e a diminuição do tempo de percurso dos usuários na rodovia. As obras, realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), já começam nesta segunda-feira (3).

Sobre as obras da Travessia Urbana de Imperatriz, que também começarão em agosto, o DNIT fará a adequação de capacidade e reabilitação de 14,7 km na BR-010/MA, com duplicação e obras de arte especiais. Serão realizadas a complementação e o alargamento das vias laterais existentes, com viadutos ao longo da rodovia, que serão utilizados como retornos e acessos aos empreendimentos lindeiros. Serão construídas, ainda, uma passarela e uma ciclovia ao longo do passeio das marginais.

Segundo o diretor-geral do DNIT, general Santos Filho, como ainda não foi possível a realização de uma audiência pública (em razão da pandemia da Covid-19), a autarquia realizou reuniões virtuais com todas as lideranças das comunidades para garantir total entendimento entre as partes e obteve a anuência de todos para a realização da obra. Além disso, ações de comunicação com as comunidades estão em andamento, respeitando as medidas sanitárias adequadas.

Outras obras – O ministro aproveitou a presença virtual da bancada maranhense durante a assinatura das OSs para dar um panorama de outras obras concluídas e em andamento no estado. Entre as principais entregas, a reforma da pista do Aeroporto de Imperatriz, a pavimentação de 25 km da BR-226/MA, o IP4 de Turiaçu e o Terminal de Celulose no Porto de Itaqui. Ao todo, o DNIT já investiu R$ 170 milhões em obras no Maranhão.

Coordenação-Geral de Comunicação Social (DNIT)

Fonte: https://www.gov.br/

CGU e TCE/MA emitem Recomendação para devolução de Auxílio Emergencial recebido por servidores municipais

Os servidores municipais que receberam indevidamente o Auxilio Emergencial terão que realizar a devolução dos valores A Controladoria Geral ...