sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

CGU e TCE/MA emitem Recomendação para devolução de Auxílio Emergencial recebido por servidores municipais

Os servidores municipais que receberam indevidamente o Auxilio Emergencial terão que realizar a devolução dos valores


A Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão emitiram Nota Técnica Conjunta nº 1361/2020/CGU-MA/TCE-MA aos municípios e ao Estado do Maranhão com orientações para que os entes realizem medidas que incentivem seus servidores a devolver os valores recebidos indevidamente de Auxílio Emergencial.

Pelos critérios da Lei Federal nº 13.982/2020, nenhum servidor, independentemente da situação jurídica, tem direito de receber tal Auxílio Emergencial.

Cientificada dessas informações, a Prefeitura de Imperatriz iniciou as notificações de 144 servidores municipais que receberam indevidamente o Auxílio Emergencial a comparecerem à Sede da Prefeitura com data e horário marcado (cumprindo critérios sanitários por conta da pandemia) para receberem orientações de como realizar o procedimento de devolução.

Sob coordenação da Controladoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Administração e Modernização, os trabalhos iniciarão no dia 07/12 (segunda-feira), seguindo até dia 15/12 (terça-feira).

O Controlador Geral do Município, Davi Antonio Cardoso esclarece que os servidores, após notificados, deverão comparecer para serem orientados a realizarem de maneira espontânea as devoluções dos valores e que os casos de recusa ou não comparecimento, estão sujeitos a medidas mais severas, conforme legislação pertinente ao caso.

“Está sendo preparado um ambiente para recebermos e orientarmos os servidores sobre como proceder as devoluções e – caso a caso – tomaremos as medidas adequadas tanto visando aglomeração, como para os casos de devolução espontânea, recusa, não comparecimento ou outros. Importante que cada servidor notificado compareça no local, data e horário marcado para darmos toda segurança, privacidade e orientações adequadas” informa.

O resultado final desse trabalho será enviado aos órgãos de controle externo que, pelos critérios legais, tomarão as medidas cabíveis.


Fonte: http://www.imperatriz.ma.gov.br/

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

PROGRAMA GRADAGEM DE SOLO VAI BENEFICIAR 205 PRODUTORES RURAIS ESTE ANO

 Esse ano serão preparados mais de 200 hectares para o plantio com auxílio da Prefeitura


A solicitação para receber os serviços das máquinas é feiro por meio das associações de moradores nas comunidades, por intermédio da apresentação de ofício.

Em apoio aos produtores rurais e a agricultura familiar, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção, SEAAP, realiza o Programa Gradagem de Solo 2020, beneficiando 205 agricultores da zona rural de Imperatriz. A iniciativa do Município cede maquinário e operadores dos veículos para auxiliar no preparo da terra para o plantio. Esse ano serão gradados mais de 200 hectares de solo por meio desse suporte da Prefeitura de Imperatriz.

De acordo com o secretário da SEAAP, Valdir Torres, tudo é planejado com base no cronograma de produção dos agricultores. O principal benefício que o programa traz é a redução drástica de custos para o produtor. “O aluguel da hora de uma máquina como essa tem uma média de valor na casa dos R$ 200. Então o custo é alto para o pequeno agricultor, já que o preparo do solo se estende por dias nas comunidades”, declara.

A solicitação para receber os serviços das máquinas é feito por meio das associações de moradores nas comunidades, por intermédio da apresentação de ofício. “Se não houvesse esse apoio do município, o trabalho do agricultor seria manual e lento. A gradagem mecanizada melhora a qualidade do cultivo e amplia o tamanho de aproveitamento da área”, completa o secretário.

O apoio na agricultura da região se desdobra do início ao fim do trabalho. Prefeitura possui convênios que barateiam a análise do solo, disponibiliza técnicos especializados, máquinas de preparo do solo e também para bater grãos. Além disso, oferece equipamentos e veículos para transportar a produção e até mesmo executa programas que compram produtos diretamente do agricultor, como é caso do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA.


Fontehttp://www.imperatriz.ma.gov.br

 

CGU e TCE/MA emitem Recomendação para devolução de Auxílio Emergencial recebido por servidores municipais

Os servidores municipais que receberam indevidamente o Auxilio Emergencial terão que realizar a devolução dos valores A Controladoria Geral ...