segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Bonificação é aprovada e alunos do Maranhão serão beneficiados já a partir do SISU 2018


Deputado Marco Aurélio defende a bonificação diante dos conselheiros
Em uma sessão histórica para toda a comunidade acadêmica e estudantil maranhense, foi aprovado por unanimidade pelos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMA - Consepe, a bonificação nas notas do Enem para os alunos oriundos de escolas públicas e privadas do Maranhão. A política afirmativa foi sugerida pelo deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), que participou de todas as discussões, desde o início do seu mandato em 2015, e fez questão de encaminhar cada passo junto à Universidade. 

“Trata-se de um momento de grande importância para toda a comunidade estudantil do Maranhão, a bonificação, que a partir de agora será chamada de "ingresso qualificado", irá ajudar a corrigir a exclusão que tomou conta da Universidade desde a adoção do Enem como porta de entrada. Queremos uma universidade cada vez mais dos maranhenses, servindo ao povo que tanto precisa do retorno dos profissionais formados aqui. ” Destacou o parlamentar.

Após uma vasta discussão, que deliberou sobre vários aspectos pontuais da matéria, o ingresso qualificado foi aprovado por unanimidade, garantindo um acréscimo de 20% às notas finais do Enem dos alunos que realizaram o último ano do ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas públicas e privadas do Maranhão. A medida valerá para todos os municípios maranhenses e cursos oferecidos pela UFMA, já no próximo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

“Além de reforçar as condições de Ingresso dos nossos alunos, nosso objetivo é assegurar que essa mão de obra seja efetivamente aproveitada no nosso estado. No curso de medicina, que é onde temos a maior evasão entre os cursos, os alunos de outros estados acabam utilizando a UFMA como trampolim para voltar para seus estados de origem. Aqueles que concluem o curso no Maranhão, acabam voltando para casa após a conclusão, o que tem resultado no número cada vez maior de déficit de profissionais no nosso estado. ” Declarou Marco Aurélio.

A reitora Nair Portella agradeceu a presença do deputado Marco Aurélio, bem como sua defesa em favor da causa. “Gostaria de antemão parabenizar o deputado Marco Aurélio, que tem se empenhado na causa desde o início, ajudando assim os alunos do nosso estado a ingressar na universidade, corrigindo décadas e mais décadas de desigualdades. “ Comentou a reitora.

Para a coordenadora do diretório central dos estudantes – DCE, Josy Gomes, a medida é importantíssima, uma vez que surge como uma resposta à sociedade, dando mais oportunidades aos estudantes maranhenses.

Muito feliz após a votação, o deputado Marco Aurélio agradeceu ao apoio de toda a universidade, conselheiros, alunos e demais parlamentares que encamparam a luta em defesa desta importante pauta.

A minuta da Resolução aprovada pela UFMA, que garantiu o Ingresso Qualificado, esteve embasada na ata da audiência pública realizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação no Enem, proposta e presidida pelo Deputado Professor Marco Aurélio. O processo foi aberto a partir de documento enviado pelo deputado, que hoje se alegra com sua aprovação e parabeniza a Universidade Federal do Maranhão pela coragem em implantar a política afirmativa que muito irá reforçar as condições de ingresso dos estudantes do Maranhão.

Além dos discentes e docentes presentes, reforçaram a defesa, junto ao deputado Marco Aurélio, os parlamentares Othelino Neto (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB) e Deoclides Macedo (PDT).



Fonte: marcoteorema.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

CGU e TCE/MA emitem Recomendação para devolução de Auxílio Emergencial recebido por servidores municipais

Os servidores municipais que receberam indevidamente o Auxilio Emergencial terão que realizar a devolução dos valores A Controladoria Geral ...