quinta-feira, 10 de outubro de 2013

16 pessoas indiciadas por formação de quadrilha e associação ao tráfico

Das 39 pessoas conduzidas a Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic) na terça-feira (08), 16 permanecem presas.


















As informações foram repassadas por representantes das forças policiais, civil e militar, que participaram da operação realizada na madrugada de terça-feira (08) em que 39 pessoas foram conduzidas para a Seic suspeitas de envolvimento em uma quadrilha de tráfico de drogas em São Luís, durante coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (09) na Secretária de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).

De todas as pessoas apreendidas, 14 homens e 2 mulheres permanecem presos e irão responder por formação de quadrilha e associação para o tráfico. Segundo informações repassadas durante a coletiva a maioria dos envolvidos já tem passagem pela polícia.
Leilson Barroso Pimenta o Baé e Danilo Augusto Soares que morreu durante troca de tiros com a polícia, eram foragidos da penitenciária de pedrinhas e tinham mandados em aberto.

Entre as pessoas conduzidas e que foram soltas, estavam menores e um deles no momento da operação estava de posse de um revolver calibre 38. O taxista que fazia corridas para a festa foi liberado por que a polícia não obteve informações que confirmem o envolvimento dele com o bando, o Dj também foi liberado, ele foi  um dos fornecedores da festa que estava sendo rastreado pelo serviço de inteligência, o nome não foi divulgado, mas ele costumava está ligado em eventos como este, afirmou o  secretário de segurança pública do Maranhão, Aloisio Mendes. “A polícia trabalhou com vários informes, um deles era que uma grande festa estava sendo realizada. Mapeamos todas as possibilidades, as pessoas que atuam na preparação de festa foram acompanhadas por um período e as informações de mostraram verdadeiras” acrescenta o secretário.

O superintendente da Seic informou que entre as mulheres que estavam na comemoração do aniversario havia menores, parentes de alguns dos  presos e prostitutas.

 Parte dos envolvidos entre eles um menor e o Eriedes Pereira Almeida “Bob” considerado um dos mais perigosos do bando, participaram do arrastão ocorrido no final de semana na Praia do Meio na capital.

A festa foi organizada para comemorar o aniversário de dois traficantes a Williane Correia da Silva conhecida como “Lilica” e “Carlinhos”, em uma casa de ventos alugada no Araçagi. Durante a atuação da polícia alguns bandidos fugiram entre eles “Paiacan” e “Fabinho matador” conhecidos por cometer homicídios.

Três armas foram apreendidas, cinco carros, celulares e joias além de R$ 1. 238 em dinheiro. A polícia investiga se os veículos são roubados ou frutos de financiamentos.
As pessoas presas fazem parte da quadrilha o “Bonde dos 40”, mas Aloisio Mendes informou que é importante não tipificar de qual grupo pertence determinado bando para que eles não se considerem importantes.

“Nós temos por norma não nominar as facções criminosas,  pois isso acaba fortalecendo grupos e elementos que tem baixa periculosidade acabam se apresentando como membros dessas quadrilhas. Nos temos na verdade algo em torno de três facções criminosas que atuam em São Luís e região metropolitana e seus representantes estão na penitenciária”, finaliza.
 
Lista com os nomes dos detidos
 
- Adeilson Figueredo (conhecido como “Drácula”), preso por formação de quadrilha;
- Ailton Soares, preso por formação de quadrilha;
Alexandre Airton, preso por formação de quadrilha;Claudio Costa (“Carreirinha”) preso formação de quadrilha; 
- Euriedes Pereira, (Bob) preso - por formação de quadrilha
- Jonatan Frreira (“Baby”), preso por formação de quadrilha;José Roberto (“Pretinho”), preso por formação de quadrilha;Leilson Barroso (“Baé”), preso por formação de quadrilha;Luis Augusto, preso por formação de quadrilha;Leandro Marques, preso por formação de quadrilha;Moab Santos, preso por formação de quadrilha;Pedro Reginaldo, preso por formação de quadrilha;Silas André, preso por porte ilegal de arma;Willgson Oliveira Costa (Carreirinha)Ana Paula, presa por formação de quadrilha;Williane Correa, presa por formação de quadrilha.

Fonte: O Imparcial

REBELIÃO EM PEDRINHAS - SÃO LUIS-MA

AUMENTA PARA 13 O NÚMERO DE MORTOS CONFIRMADOS NA REBELIÃO EM PEDRINHAS

O motim estourou na Casa de Detenção (CADETt) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís no início da noite desta quarta-feira (08)

O número de mortos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas aumentou para 13, entre os feridos pelo menos 30. Foram transferidos para o Socorrão II 20 presos feridos, de acordo com as últimas informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública. Neste momento, a situação já está controlada. Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar, do Grupo Tático Aéreo e agentes penitenciários se encontram dentro do presídio contendo a rebelião.

A equipe de O Imparcial está no local acompanhando a rebelião. Informações extra-oficiais dão conta de que a maioria dos presos do Bloco A foram assassinados e o número total de mortos pode passar de 20, sendo pelo menos dois carbonizados. Já o número de feridos seria de aproximadamente 40.





As Secretarias de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), de Segurança Pública (SSP) e de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) continuam no local acompanhando o caso. Também acompanham a intervenção o Grupo Tático Aéreo (GTA) e o rabecão. Quatro ambulâncias estão atendem a demanda dos feridos.

Segundo o Secretário-adjunto da Sejap, Késsio Rabelo, os presos tomaram dois pavilhões e cerraram celas para liberar outros presos. Seis pistolas calibre 380, bombas caseiras e outras armas letais foram encontradas.


A ordem para a entrada do Choque foi expedida pela governadora do Estado, Roseana Sarney, há aproximadamente uma hora. O representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Diogo Cabral, se retirou do local às 22h por não considerar necessária a mediação do órgão já que se trata de um confronto entre duas e gangues e a rebelião não possui pauta de reivindicação. Entretanto, ele afirma que a barbárie e o número de mortos poderiam ter sido evitados caso a intervenção da Tropa de Choque tivesse ocorrido antes. "Estou muito chocado com o que está acontecendo, esta rebelião é pior do que a de 2011", afirmou.

O clima é de muita tensão nos arredores do presídio. Familiares e curiosos aguardam o desenrolar da situação apreensivos do lado de fora. A reportagem de O Imparcial testemunhou ainda a tentativa de alguns familiares de invadir o presídio. Há muito sangue no chão em frente ao Complexo. Um engarrafamento quilométrico se formou na BR-135 por conta do acontecimento.

No Socorrão II, também surge um clima de tensão com um tumulto formado pela chegada dos feridos ao hospital. Segundo moradores do bairro, há rumores de que uma quadrilha se prepara a execução de um dos presos que chegou para ser atendido.

Começo da rebelião

Em nota oficial, o Governo do Estado afirma que a confusão teria se dado em consequência da guerra de facções no presídio e do desmonte do bando conhecido como Bonde dos 40, um dos maiores do estado, com a prisão de 16 integrantes nesta semana em ação da polícia em São Luís.



Késsio Rebelo disse que a rebelião teve início por volta de 18h30, no Pavilhão 2 do Bloco F, durante um procedimento de revista padrão. Os presos se recusaram a receber a revista iniciando um confronto com os agentes. Foi encontrado um túnel que estava sendo escavado pelos presos, em que a fuga aconteceria na madrugada desta quinta-feira (10). O confronto causou desentendimentos entre os presos e resultou na briga entre as facções criminosas "Bonde dos 40" e "TCN".a semana em ação da polícia em São Luís.

Fonte: O Imparcial / ASMOIMP

CGU e TCE/MA emitem Recomendação para devolução de Auxílio Emergencial recebido por servidores municipais

Os servidores municipais que receberam indevidamente o Auxilio Emergencial terão que realizar a devolução dos valores A Controladoria Geral ...