quarta-feira, 25 de abril de 2012

Polícia resgata corpos e veículo de jovens desaparecidos em rio da BA

Do G1 BA
Carro dos universitários submerso no rio. (Foto: Divulgação/PRF )Carro dos universitários foi encontrado submerso em rio da Bahia. (Foto: Divulgação/PRF )

Os corpos dos cinco universitários desaparecidos há uma semana depois de saírem do Espírito Santo com destino à Bahia já foram resgatados dentro do Rio Mucuri, próximo à cidade homônima, e encaminhados ao Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas, ainda na Bahia, na madrugada desta quarta-feira (25). A ação foi concluída por volta das 3h, quando policiais e Bombeiros puxaram o veículo, localizado por volta das 20h, com o auxílio de um guincho.
Objetos de jovens universitários Bahia (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)Malas foram localizadas no veículo pelas equipes de
resgate (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Segundo a perícia inicial, os corpos são investigados como sendo os dos cinco jovens, restando apenas a constatação da perícia final, que só será realizada após o reconhecimento dos parentes dos universitários que são aguardados no IML, previsto para acontecer o mais breve.
De acordo com a polícia, a confirmação de que o carro era de André Galão, um dos rapazes do grupo, além da presença de três corpos no banco de trás, são fortes indícios de que os corpos são dos jovens. Além disso, o carona foi encontrado nas proximidades do riacho onde o carro estava, próximo a algumas árvores, configurando um total de cinco ocupantes, com características que conferem com as repassadas por familiares sobre os jovens.
O perito Alexson Magalhães informa que, no interior do veículo, foram achados documentos do proprietário e de objetos pessoais que conferem com os descritos por parentes dos jovens. Magalhães fez parte da equipe de quatro peritos da polícia técnica que participaram das buscas e da captura. Segundo ele, as vítimas que estavam dentro do carro utilizavam cinto de segurança no momento em que foram encontradas.
Carro guinchado de jovens universitários Bahia (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)Retirada de carro foi finalizada por volta das 3h da
madrugada (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
A polícia inicia as investigações com a hipótese de acidente de trânsito, que teria ocorrido em uma curva perigosa, por conta das condições do veículo e dos cálculos de distância e frenagem realizados no local.
"Ainda vamos aguardar os resultados dos exames de necropsia, que poderão acusar algum sinal de violência nos corpos e levantar alguma suspeita de crime, mas, a princípio, trabalhamos com a hipótese de acidente, visto que o carro foi encontrado em uma distância muito grande do ponto de frenagem, o que pode configurar um excesso de velocidade, seguido de capotamento", afirma.
Buscas
De acordo o capitão Anilton Almeida, do 13º Batalhão da Polícia Militar (PM) de Teixeira de Freitas, o veículo modelo Punto, placa OBC-9685, foi encontrado submerso no Rio Mucuri. Ele informou que um corpo foi localizado às margens do rio. A polícia do Espírito Santo avisou às famílias. Cerca de 60 homens trabalharam no resgate, com contingentes das polícias da Bahia e do Espírito Santo, Corpo de Bombeiros, IML, além da equipe da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (Caema).
Boato
Na manhã de terça-feira (24), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) chegou a informar que um carro com cinco corpos havia sido encontrado na localidade de Juerana, próximo a Posto da Mata, em Nova Viçosa. Mas o superintendente de Polícia do Interior, Danilo Bahiense, sobrevoou o local e não confirmou o fato.
Bahiense afirma que o que motivou as buscas foi "um boato". "Recebemos a informação e fomos ao local para checar. Sobrevoamos a região de helicóptero e o coronel também nos auxiliou, de carro, mas foi boato. Não encontramos nada", disse.
Desaparecimento
Os cinco jovens que seguiam do Norte do Espírito Santo para Prado, na Bahia, na última sexta-feira (20), desapareceram antes de chegar ao destino. Os universitários de São Mateuse Colatina saíram do Espírito Santo às 19h e foram vistos pela última vez em um posto de combustíveis em Pedro Canário.
Jovens estão desaparecidos desde a última sexta-feira (20). (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Jovens desapareceram na última sexta-feira (20). (Foto: Reprodução / TV Gazeta)

Policia encontra carregador de pistola que matou Decio Sá

 O Secretário de Estado da Segurança Pública, Aluisio Mendes, garantiu, durante entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (24), que o homicídio que vitimou o jornalista e blogueiro Décio Sá, na noite de segunda-feira (23) em um bar na Avenida Litorânea, em São Luís, não ficará impune. Aluisio Mendes estava acompanhado do subdelegado geral de Polícia Civil, Marcos Afonso Júnior, e do superintendente de Polícia Civil da Capital, Sebastião Uchoa. 

Na ocasião, foram dados esclarecimentos sobre o andamento das investigações e as medidas que estão sendo tomadas para elucidar o bárbaro crime. Por determinação do secretário de Segurança, uma força tarefa de investigação foi montada para a realização do trabalho. A Delegacia de Homicídios, coordenada pela Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), em conjunto com a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e a Secretaria-Adjunta de Inteligência da SSP trabalham juntas para identificação e prisão dos criminosos e dos possíveis mandantes. 

IImagens de circuitos internos e das barreiras eletrônicas na área da Avenida Litorânea já foram recolhidas pela Polícia e estão sendo analisadas pela comissão de delegados. Familiares e freqüentadores do bar estão sendo ouvidos pelos delegados que acompanham o caso. “Estamos trabalhando de maneira intensificada para desvendar o crime. Nenhuma linha de investigação será descartada no bojo dos levantamentos; vamos investigar profundamente todas as possibilidades. Pela metodologia utilizada, já percebemos que se trata de um crime por encomenda, principalmente porque o criminoso não fez questão alguma de esconder sua identidade. A morte do jornalista Décio Sá foi por conta da atividade profissional que ele exercia”, afirmou o Aluisio Mendes, classificando o crime como “uma afronta à democracia e aos poderes constituídos”. Investigações De acordo com as investigações, o crime é bastante complexo, por isso os trabalhos precisarão de um detalhamento e de cuidadoso levantamento de perícia e investigação policial. O caminho das investigações já mostra, segundo a Polícia, que o crime vinha sendo planejado há algum tempo, e foi executado por profissionais. Analisando os depoimentos, a Polícia acredita que o blogueiro estava sendo acompanhado desde a saída da porta do jornal para o qual trabalhava até chegar ao bar onde foi alvejado com seis tiros, sendo quatro pelo corpo e dois na região da cabeça. 

Após cometer o homicídio, o criminoso fugiu do local com um homem que já o esperava em uma motocicleta na porta do bar. Ao empreender fuga, o criminoso deixou cair o carregador da arma pistola 40. Segundo o secretário, as conclusões preliminares demonstram que o plano seria deixar a motocicleta e utilizar um carro para dificultar o trabalho de identificação dos executores. Essa troca de veículos foi feita próximo à barreira eletrônica. Para Aluisio Mendes, ao descer da moto, o criminoso seguiu com destino às dunas da área da Litorânea para tentar encontrar o outro veículo do outro lado da rua, nesse trajeto, o carregador teria caído. A Polícia encontrou o carregador com seis disparos feitos.
Com relação ao calibre de uso particular das forças policiais, Mendes esclareceu que o armamento pode ter chegado às mãos de criminosos por diversos caminhos, entre os quais, as fronteiras do país. A polícia disse que, segundo as primeiras investigações, o blogueiro não demonstrava estar recebendo ameaças de morte. O computador, o telefone pessoal do jornalista com a senha já estão em poder da Polícia. Disque Denúncia oferece recompensa O Disque Denúncia está oferecendo a recompensa de R$ 100 mil para quem fornecer informações que levem à prisão dos executores e dos possíveis mandantes do assassinato. Qualquer informação pode ser repassada pelos telefones do Disque Denúncia (3223-5800, em São Luís; e 0300 313-5800, no interior). Um retrato falado está sendo confeccionado pelos peritos do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim) e será divulgado nos próximos dias.

CGU e TCE/MA emitem Recomendação para devolução de Auxílio Emergencial recebido por servidores municipais

Os servidores municipais que receberam indevidamente o Auxilio Emergencial terão que realizar a devolução dos valores A Controladoria Geral ...